O Procon Teresópolis é uma alternativa para solucionar problemas com produtos e serviços. Você pode buscar uma solução amigável junto ao fornecedor, sem custos.
Esse serviço é recomendado para pedidos sem compensação financeira. Isso porque a entidade não incluiu a indenização na proposta de solução amigável enviada. Assim, caso já exista um dano moral, o mais seguro é buscar um advogado.
Neste conteúdo, mostramos o passo a passo para realizar uma reclamação. Tire suas dúvidas!
- O que é o Procon Teresópolis?
- Qual o endereço do Procon Teresópolis?
- Como se faz uma reclamação no Procon?
- Como registrar uma reclamação online?
- O que pode ser reclamado no Procon?
- Quando registrar uma reclamação no Procon?
O que é o Procon Teresópolis?
O Procon Teresópolis é uma entidade que auxilia os consumidores na cidade. Ele está localizado no prédio da prefeitura, realizando atendimentos para as reclamações encaminhadas.
Esse serviço é gratuito para o cidadão. Basta comparecer para receber orientações e dar andamento aos pedidos sobre os produtos e serviços, se for o caso.

Qual o endereço do Procon Teresópolis?
A unidade do Procon em Teresópolis fica localizada na sede da prefeitura: Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25963-083. Segundo a carta de serviços da prefeitura, os atendimentos acontecem de segunda a sexta, 13h às 17h.
Uma dica é sempre ligar antes de comparecer ao Procon. Feriados, pontos facultativos, recesso e outros fatores podem afetar a disponibilidade dos serviços. Qual o telefone de contato?
O telefone de contato do Procon Teresópolis é 21 2742-3352 ( Ramal 205). Você também pode buscar orientações pelo número 151, que é o telefone da delegacia de defesa do consumidor.
Em caso de irregularidades, você também pode buscar apoio nos canais do estado do Rio de Janeiro:
Fala Consumidor (SEDCON):
- telefone: (21) 99336-4848;
- telefone gratuito: 0800-2020143;
- atendimento@sedcon.rj.gov.br.
PROCON-RJ 151
- WhatsApp Denúncias: (21) 97915-4700 e (21) 98104-5445.
Como se faz uma reclamação no Procon?
A reclamação no Procon exige que você solicite a abertura de um procedimento contra o fornecedor:
- leve identidade, cpf e comprovante de residência;
- reúna extratos, cupons, mensagens e outras provas;
- verifique o horário de atendimento pelo telefone;
- compareça ao Procon;
- registre a sua reclamação;
- aguarde o retorno da empresa.
A empresa não é obrigada a cumprir o pedido do Procon. Porém, muitas vezes os problemas são solucionados para evitar que, a partir da reclamação, exista embasamento para um processo de pequenas causas.
Como registrar uma reclamação online?
A reclamação online pode ser registrada pelo Consumidor Gov. Para isso, basta ter uma conta GOV e encaminhar os documentos e relato pelo site de defesa do consumidor.
Crie uma conta Gov
Entre na conta pela página do Consumidor
Após criar a conta Gov ou caso já tenha uma, o passo seguinte é ir na plataforma Consumidor Gov e clicar em “entrar”. Com isso, será possível usar os dados já cadastrados para iniciar o procedimento de reclamação.
Selecione adicinar nova reclamação
A página inicial da plataforma é o painel com todas as reclamações realizadas pelo consumidor. Nele, existe o botão “+nova reclamação”. Clique para iniciar o procedimento de registro da queixa.
Identifique a empresa
O passo seguinte é identificar a empresa. Para isso, pesquise o CNPJ da organização e forneça outros dados, como área e assunto do problema.
Relate o problema
Na aba seguinte, você pode descrever a situação e enviar documentos para comprovar o ocorrido. Protocolos de ligação, prints de WhatsApp e notas fiscais são exemplos.
Confirme sua reclamação
Por fim, basta revisar a reclamação e clicar em confirmar. Após, o fornecedor terá 10 dias para responder.
Essa reclamação não é realizada diretamente pelo Procon de Teresópolis. Por isso, o andamento deve ser acompanhado online, pelo consumidor gov.
O que pode ser reclamado no Procon?
O Procon Teresópolis recebe reclamações sobre produtos, serviços e práticas comerciais:
- estorno de cartão;
- contratos abusivos;
- venda casada;
- cobrança indevida;
- garantia de produtos;
- propaganda enganosa;
- cancelamento de serviços.
Tome cuidado apenas para não perder indenizações. Casos como inscrição indevida no Serasa e descontos indevidos em conta bancária, geram os chamados danos morais.
Consulte sempre um advogado para saber a melhor estratégia para o seu caso.
Quando registrar uma reclamação no Procon?
O serviço do Procon é recomendado para reclamações que ainda não estão prontas para um processo judicial. Ele ajuda as pessoas a combater contratos abusivos, práticas ilegais, propaganda enganosa e outros problemas associados a produtos e serviços.
Algumas demandas contam com baixo valor e, se forem propostas na justiça, não compensam os custos. Porém, após demonstrar diversas tentativas de solução amigável, ela pode ser viabilizada pela indenização por danos morais.
Imagine que o banco se recusa a devolver uma pequena quantia de cesta de serviços, cobrada indevidamente — R$20,00 (vinte reais), por exemplo. Ao ir para a justiça, o valor é muito baixo e não é evidente a existência de um dano moral pela perda.
Por isso, o mais recomendável seria ir até o Procon de Teresópolis, registrar a reclamação e fazer outras tentativas de solução amigável. Após várias tentativas conciliatórias, se o banco não resolver, aí sim haverá um forte argumento para a justiça.
O advogado do consumidor é o profissional capacitado para identificar qual o caminho ideal e desenhar uma estratégia para a demanda. Por isso, antes de mesmo de procurar o Procon Teresópolis ou outro serviço, sempre é consulte a opinião de um especialista.
Caso precise de orientação jurídica, entre em contato com a nossa equipe de advogados!
