O que fazer se o dinheiro não saiu do caixa eletrônico? Os valores retornam para o terminal na maioria dos casos, e os recursos são devolvidos para a conta bancária. Contudo, falhas nos serviços podem acontecer.
A solução é buscar imediatamente o atendimento dentro da agência. Caso esteja em outro local, utilize o telefone que está ao lado do caixa eletrônico para falar com o SAC.
Caso o problema já tenha acontecido, entenda o que o advogado pode fazer na prática para recuperar o valor!
Índice
- O que acontece quando o dinheiro não sai do caixa eletrônico?
- O que fazer se dinheiro não saiu do caixa eletrônico?
- O que fazer quando o dinheiro não sai do caixa 24 horas?
- Como o advogado pode ajudar em problemas com saque?
- Quais pedidos podem ser realizados se o caixa eletrônico não entregou o dinheiro?
- Resumindo
O que acontece quando o dinheiro não sai do caixa eletrônico?
O dinheiro que não sai do caixa eletrônico deve retornar para a conta bancária, como um estorno de cobrança. Caso isso não aconteça imediatamente, é importante agir rápido para buscar o atendimento bancário.
Problemas com saque no caixa eletrônico são incomuns. De 2014 a 2025, por exemplo, o Consumidor Gov registrou cerca de 55 mil reclamações sobre o tema.
É uma dificuldade que representa cerca de 0,60% das reclamações.
O que fazer se dinheiro não saiu do caixa eletrônico?
Se o dinheiro não saiu do caixa eletrônico, procure atendimento disponível no local. O procedimento para estorno pode ser realizado na própria agência ou por ligação para o SAC do banco.
Na agência, os profissionais consultam o histórico de operações realizadas pelo terminal. Já o serviço telefônico faz o atendimento remotamente.
Outras providências também podem facilitar a recuperação do dinheiro:
Grave a tela do caixa eletrônico
Gravar a tela do caixa eletrônico com o erro é muito importante. As provas facilitam a demonstração dos fatos para recuperar o valor.
Verifique se os recursos voltaram para conta
O passo seguinte é consultar se os recursos retornaram ou foram debitados da conta bancária. Caso não tenham sido devolvidos, é importante entrar em contato imediatamente com o atendimento.
Anote o contato de pessoas ao redor
Converse também com as pessoas que estão na agência e peça o contato telefônico delas. Os presentes podem ser testemunhas dos fatos.
Registre o boletim de ocorrência
O boletim de ocorrência é uma opção para reforçar que os fatos aconteceram. Pode ser difícil comprovar que, apesar do saque constar no sistema bancário, o dinheiro não foi recebido. Por isso, é importante registrar todos os acontecimentos.
Consulte rapidamente um advogado
Se os valores não foram devolvidos, a procura por um advogado deve ser rápida. Os bancos preservam imagens de circuito de câmera por 30 dias. Outros estabelecimentos mantêm os dados por cerca de uma semana. Logo, a prova pode ser perdida se você não agir rápido.
O que fazer quando o dinheiro não sai do caixa 24 horas?
O atendimento para problemas com o saque do Banco 24 Horas utiliza o telefone na lateral do caixa eletrônico. Existe também a indicação do 0800 0 24 0 24 0 (6h às 23h20) e do formulário online para reclamações.
Ao ver que o dinheiro não saiu do caixa eletrônico, tente gravar a tela e, no mesmo vídeo, o local. Verifique também se existem pessoas próximas que possam testemunhar o ocorrido e câmeras de segurança.
Caso não haja uma resolução, o mais difícil é conseguir provas de que os valores não foram recebidos. Para isso, o registro da ligação para o SAC, gravações, circuito interno de câmeras e testemunhas serão decisivos.
Como o advogado pode ajudar em problemas com saque?
O advogado pode ajudar a coletar provas e recuperar o dinheiro engolido pelo caixa eletrônico. Contudo, agir a tempo será decisivo para o sucesso das medidas.
As principais soluções nesse tipo de processo envolvem a obtenção de provas de que o dinheiro não foi recebido. O uso de caixas eletrônicos fora das agências e sem proximidade com câmeras de segurança pode dificultar a prova.
O acesso às gravações do circuito interno de câmeras pode ser obtido judicialmente. Igualmente, o advogado do consumidor buscará uma reparação pelos transtornos causados.
APELAÇÃO CÍVEL. INDENIZATÓRIA. RELAÇÃO DE CONSUMO. TENTATIVA DE SAQUE FRUSTRADO EM TERMINAL DE CAIXA ELETRÔNICO. CÉDULAS NÃO LIBERADAS. VALORES DEBITADOS EM CARTÃO DE CRÉDITO. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.
1. Conjunto probatório dos autos que demonstra a veracidade das alegações autorais no sentido de que a demandante tentou realizar um saque no importe de R$ 300,00 (trezentos reais) no caixa eletrônico da agência bancária, porém após a contagem das cédulas, não houve a liberação do dinheiro, sendo-lhe imputado, indevidamente, o débito correspondente em sua fatura de cartão de crédito.
2. Na forma do artigo 373, inciso II, do Código de Processo Civil, bem como do artigo 14, §3º, do CPDC, incumbia ao banco, titular do serviço, comprovar o saque da importância, ônus de que não se desincumbiu.
3. Instituição financeira que tinha plenas condições de colacionar aos autos a filmagem do terminal de autoatendimento, mas optou por não produzir qualquer prova, deixando, assim, de comprovar que as cédulas foram efetivamente entregues à autora.
4. Demonstrada a tentativa frustrada de saque em caixa eletrônico, que foi debitado na fatura do cartão de crédito da consumidora. Caracterizado o defeito na prestação do serviço, impondo ao réu o dever de indenizar os danos materiais suportados pela autora.
5. Fatos narrados na inicial que ultrapassam a barreira do mero aborrecimento. Restou demonstrada a ocorrência de danos extrapatrimoniais em razão da repercussão da irregularidade, como resultado do débito indevido imputado à demandante em razão da ausência de liberação do numerário sacado no caixa eletrônico da ré.
6. Necessidade de ajuizamento da presente demanda para evitar a cobrança indevida em razão da falha na prestação do serviço da ré.
7. Majoração dos honorários.
NEGATIVA DE PROVIMENTO AO RECURSO.
(0856616-51.2023.8.19.0001 – APELAÇÃO. Des(a). MÔNICA DE FARIA SARDAS – Julgamento: 26/09/2024 – DECIMA TERCEIRA CAMARA DE DIREITO PRIVADO (ANTIGA 22ª CÂMARA CÍVEL))
Quais pedidos podem ser realizados se o caixa eletrônico não entregou o dinheiro?
Os advogados tomam uma série de providências para recuperar o dinheiro engolido pelo caixa eletrônico.
Obter as gravações de segurança
O advogado explicará o caminho para que o cliente solicite a preservação das gravações de vídeo. Posteriormente, essas informações podem ser solicitadas em um processo judicial.
Recuperar o dinheiro que não saiu do caixa
O pedido pode ser realizado para devolução dos valores, na forma simples ou em dobro. Ambos serão avaliados conforme a responsabilidade do banco.
Indenização por danos morais
O consumidor também pode obter uma indenização por danos morais. Esse valor é uma compensação pelas consequências dos acontecimentos na vida da pessoa, seu abalo psicológico e desvios produtivos.
“Apelação cível. Relação de consumo. Ação indenizatória. Saque não concluído em caixa eletrônico. Débito indevido na conta corrente. (…) Dano moral configurado pela privação da utilização dos recursos e desperdício de tempo útil. Valor arbitrado de R$ 4.000,00.” (0812897-26.2022.8.19.0204 – APELAÇÃO. Des(a). DANIELA BRANDÃO FERREIRA – Julgamento: 18/07/2024).
O principal cuidado quando o dinheiro não saiu do caixa eletrônico é agir rápido para produzir as provas. Afinal, será difícil demonstrar você não realizou um saque. A partir de então, é possível pensar nas estratégias para reparação do dano moral e material.
Gostou do conteúdo? Caso você esteja passando por esse problema, entre em contato com a nossa equipe de advogados!
Resumindo
O que devo fazer se o dinheiro não sair do meu caixa eletrônico?
O passo a passo para recuperar o dinheiro que não saiu do caixa eletrônico é:
- entre em contato com o atendimento da agência ou SAC;
- grave a tela do caixa eletrônico;
- obtenha o contato das pessoas ao redor para serem testemunhas;
- registre o boletim de ocorrência se o dinheiro não for devolvido;
- fala com um advogado rapidamente para tomar providências legais.
O que fazer quando o dinheiro não saiu no caixa eletrônico 24 horas?
O contato para problemas com o caixa 24 horas é 0800 0 24 0 24 0 ( 6h às 23h20). Não saia do local antes de registrar a reclamação, anote o protocolo de atendimento e solicite a gravação de telefone.
