Os serviços de advogado para INSS incluem pedidos de auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte e outros benefícios. Para contratar um profissional, você não precisa aguardar o benefício ser negado: o especialista pode ajudar em todas as etapas.
Ter um advogado aumenta as suas chances. Muitas vezes, os pedidos são negados porque o interessado não sabe conferir a documentação nem fundamentar o requerimento. Com isso, questões relevantes deixam de ser apresentadas.
Neste conteúdo, explicamos como funciona o serviço de advogado para causas do INSS. Potencialize as suas chances com nossas dicas!
Advogado para INSS: o que é e quais são os benefícios?
O advogado para INSS orienta as pessoas e propõe medidas legais sobre os benefícios da Previdência Social. Esse trabalho envolve consultoria, processos administrativos e processos judiciais para garantir que o segurado tenha seus direitos respeitados.
Causas mais comuns contra o INSS:
- auxílio-doença;
- revisão de aposentadoria;
- benefício de prestação continuada (BPC);
- aposentadoria por idade ou tempo de contribuição;
- aposentadoria por invalidez;
- pensão por morte;
- reconhecimento de tempo de contribuição;
- aposentadoria do trabalhador rural;
- aposentadoria especial.
Os serviços podem ser prestados diretamente para processos administrativos no INSS. Ou seja, em vez de fazer o requerimento e contar com a boa vontade do órgão, você pode buscar um advogado desde o início.
Qual advogado lida com o INSS?
A especialização do advogado para INSS é o Direito Previdenciário. Os benefícios concedidos pela Previdência Social envolvem pessoas que contribuem para a entidade e têm direito a recebê-los diante de eventos previstos em lei, como incapacidade temporária, velhice e invalidez.
Além disso, o advogado providencialista cuida de questões que envolvem o BPC. Nesse caso, o interessado não precisa ter contribuído para a Previdência Social, bastando o preenchimento dos requisitos legais.
O que fazer se o benefício do INSS for negado?
O advogado é o profissional capacitado para reverter a decisão do INSS. É comum o órgão público rejeitar pedidos, mesmo quando a pessoa tem direito. Por isso, surge a necessidade de questionar as decisões na Justiça.
Na maioria dos casos, os pedidos são dirigidos à Justiça Federal. Lá, o advogado apresentará as razões por que o cliente tem razão, realizando perícias, anexando documentos e argumentando junto ao juiz.
A vantagem é a avaliação por uma pessoa neutra. Diferentemente do INSS, o juiz não tem interesse no desfecho da demanda, oferecendo uma análise mais imparcial e aumentando as chances de concessão do benefício.
Quanto custa um advogado do INSS?
Os valores do advogado para INSS devem ficar abaixo do benefício gerado para o cliente. Além disso, são respeitados os valores mínimos da tabela da OAB, que garantem uma concorrência leal e ética entre os profissionais.
A forma de cobrança varia bastante:
- cobrança fixa — valor combinado em razão dos serviços prestados, independentemente do resultado;
- cobrança por êxito — serviço é pago apenas se o requerimento for bem-sucedido;
- quota litis — percentual dos valores atrasados ou benefícios.
Para entender qual sistema é adotado pelo profissional, é importante esclarecer todas as dúvidas antes de contratar o serviço.

Como conseguir um advogado gratuito para o INSS?
A advocacia gratuita para causas do INSS é realizada pela Defensoria Pública da União. Contudo, em algumas cidades não existe unidade desse órgão, exigindo que a pessoa procure a Justiça Federal para nomeação de um advogado dativo.
Na maioria dos casos, a Defensoria Pública Estadual não atua em questões do INSS.
Como contratar um advogado do INSS?
Em Nova Friburgo e cidades próximas, atendemos como advogados para causas do INSS pelo WhatsApp 22-99909-1176. Nosso escritório recebe tanto pedidos para iniciar requerimentos quanto para reverter decisões do INSS na Justiça.
Pedido administrativo
O pedido administrativo é realizado junto ao INSS. É uma etapa obrigatória em que são apresentados todos os documentos e demonstrado o cumprimento dos critérios para receber os benefícios da Previdência Social.
Processo judicial
O processo judicial é usado quando o INSS não concede o benefício e desejamos questionar a decisão do órgão. Também pode ser aplicado se o tempo de análise do pedido ultrapassar os prazos legais.
Com os serviços de advogado para INSS, você aumenta as chances de receber o benefício. Isso porque a documentação será apresentada corretamente, e o profissional poderá propor medidas legais para contestar decisões da entidade.
Para contratar um advogado, entre em contato com nossa equipe!
