Escolher um bom advogado para a aposentadoria faz a diferença para conquistar um benefício justo. Muitas vezes, o INSS desconsidera valores, tempo de contribuição e, até mesmo, a condição de saúde da pessoa.
Iniciar o processo com um advogado poupará tempo e evitará erros que podem comprometer o sucesso do seu pedido. Para isso, o especialista em Direito Previdenciário pode atuar junto à Previdência ou propor medidas na Justiça.
Logo abaixo, apresentamos 5 vantagens de contratar um advogado para a aposentadoria. Continue a leitura!
1. Antecipe a sua aposentadoria
O advogado previdenciarista reunirá a documentação com todas as contribuições que você realizou ao INSS. Isso significa que valores que foram deixados de fora pela Previdência poderão ser comprovados.
Em regra, a aposentadoria ocorre com idade mínima de:
- 65 anos para homens;
- 62 anos para mulheres.
O período mínimo de contribuições é de 15 anos. Além disso, é preciso completar 180 recolhimentos para cumprir o prazo de carência.
No entanto, o advogado especializado em aposentadoria pode, em muitos casos, antecipar esse período:
- conferir as regras de pedágio da Previdência Social;
- avaliar períodos de trabalho em atividades especiais;
- revisar a documentação para incluir tempo de serviço;
- verificar se houve exposição a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos.
Um advogado para aposentadoria utilizará esses e outros instrumentos para buscar a antecipação de sua aposentadoria.
2. Revise o resultado da perícia do INSS
A perícia do INSS é uma etapa necessária para que a aposentadoria por invalidez seja concedida. Nos casos em que a incapacidade não é reconhecida, o advogado previdenciário pode buscar uma reavaliação na Justiça.
Uma perícia judicial é mais completa. Os advogados podem formular perguntas decisivas para o profissional responsável e anexar documentos que auxiliem na comprovação da incapacidade.
Caso a pessoa não tenha condições de arcar com as despesas do processo, existe a gratuidade de justiça. Com a comprovação de renda, não é necessário pagar a perícia judicial. Além disso, o advogado é remunerado com os pagamentos retroativos do benefício.
3. Receba os benefícios vencidos
O pagamento do benefício previdenciário conta com uma data específica prevista na legislação. Por exemplo, no caso da aposentadoria por invalidez, essa data é o momento do indeferimento do pedido.
Ao realizar o pedido na Justiça, o advogado pode requerer não apenas os valores futuros e pendentes. Esse efeito retroativo, chamado de ex tunc, ressarce o contribuinte que não recebeu os valores no tempo devido.
4. Evite as análises demoradas do INSS
O INSS terá prazos específicos para analisar os benefícios. Após esse período, o interessado pode recorrer à Justiça, alegando a demora na análise.
Ter o pedido acompanhado por um advogado acelera o processo. Tão logo a entidade atrase a análise do seu pedido, serão tomadas as devidas providências para defender os seus direitos.
5. Deixe que um advogado para aposentadoria cuide de tudo
O advogado para aposentadoria receberá uma procuração com poderes para atuar tanto no processo judicial quanto fora dele. Assim, você ficará tranquilo, enquanto o profissional cuida de tudo.
Antes de realizar qualquer pedido na Justiça, é necessário que o requerimento seja feito na Previdência Social. Somente em caso de indeferimento ou demora excessiva, o pedido é levado para análise judicial.
Por isso, antes de fazer o pedido, é importante buscar um advogado para aposentadoria. Você evitará a burocracia do INSS, e todas as medidas serão adotadas para conquistar um benefício justo.
Para requerer sua aposentadoria em Nova Friburgo, entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Deixe um comentário