Advogado Nova Friburgo e Região

Dr. Henrique Rezende

Especialista em Direito do Consumidor, Previdenciário e Civil. Atendimento presencial em Nova Friburgo e online para toda região.

Falar com Advogado

Dr. Henrique Rezende - Advogado em Nova Friburgo

Turbine os estudos com flashcard para memorização

flashcard é uma das técnicas de estudo mais adequadas para otimizar a memorização. Isso ocorre porque promove a repetição e aplicação do conteúdo, além de ser uma maneira mais rápida de revisar.

Com algumas dicas, você obterá resultados ainda mais expressivos. Assim, será capaz de espantar o esquecimento.

Confira nosso guia fácil e descomplicado para criar flashcards e estimular a memorização! 📚✨

O que é um flashcard?

flashcard é um cartão com uma palavra-chave na frente (anverso) e resposta nas costas (verso). Assim, ao observar um lado, é preciso acertar, sem olhar, o que está contido no outro.

Sua criação é atribuída a Sebastian Leitner. O jornalista alemão desenvolveu, na década de 1970, o sistema Leitner, que utiliza flashcards para promover a repetição espaçada.

Não há tradução exata para “flash card”. Por isso, é comum o termo ser utilizado em inglês

Como criar um flashcard?

O flashcard deve ser feito da seguinte maneira:

Recorte retângulos de papel Use uma folha de papel

Comece com uma folha de papel, recortando um retângulo do tamanho de um cartão de visitas. Separe tantos flashcards quanto necessário para cobrir o conteúdo que será estudado.

Se necessário, baixe nosso modelo de cartões.

Anote na frente (anverso) do cartão a palavra-chave ou pergunta

A parte da frente do cartão contém o que você olhará. O ideal é ser uma pergunta ou palavra-chave relevante para as questões da prova, como se fosse uma “cola”.

Ilustração do uso do flashcard no modelo apresentado no texto. Há duas caixas com cartões, e a pessoa está tentando adivinhar o significado das palavras.

Anote nas costas (verso) do cartão o significado da palavra ou resposta da pergunta

As costas do cartão trazem o que você precisa responder ao ler a frente dele.

A imagem explica o uso dos flashcards. Ela apresenta 3 caixas com cartões em cima de uma mesa. Existem alguns materiais escolares ao redor, como lápis, bloco de notas e papéis.

O desenho mostra a caixa 1 com uma seta para a 2. Depois, a caixa 2 com uma seta para a 3. Isso porque os cartões serão passados de caixa, nesta ordem, à medida que ocorrem os acertos.

Coloque os cartões em uma caixa

Os cartões estão prontos com a pergunta na frente e resposta atrás. Agora, separe 3 caixas (ou qualquer outro recipiente):

  • Caixa 1 — onde os cartões começam;
  • Caixa 2 — cartões com 1 acerto;
  • Caixa 3 — cartões com 2 acertos.

Olhe apenas a frente do cartão

Na hora de revisar, olhe apenas o que está na frente do cartão. Então, tente adivinhar o que está na parte de trás dele. Por exemplo, se na frente consta a palavra “dog”, você deve ser capaz de responder “cachorro”.

Em matérias complexas, vale a pena não só adivinhar, mas explicar o conteúdo para si mesmo.

Se acertar, mude o cartão de caixa;

Se você acertou, o flashcard deixa a caixa atual e passa para a seguinte (1 acerto). Por exemplo, na primeira revisão, ele sairá da caixa 1 e será depositado na caixa 2. Em outro dia, ele mudará da 2 para a 3.

Se não conseguir, retorne o cartão para a caixa

Se você errou, o cartão é mantido na caixa inicial. Passe por todos os flashcards antes de retomar aqueles que você errou.

Repita o procedimento até a caixa estar vazia

Então, revise os que foram mantidos na caixa inicial em razão do erro. O objetivo é que, ao final, todos os cartões tenham mudado de posição, indo para a caixa seguinte.

Quais são as vantagens de usar flashcards?

Os flashcards trazem diversos benefícios no estudo para concursos públicos, língua estrangeira, Enem e outras avaliações.

Espaçar a revisão do conteúdo

O flashcard é uma forma de espaçar as revisões do conteúdo. Essa prática é recomendada, por exemplo, no artigo “How Memory Works“, publicado pelo Derek Bok Center, da Universidade de Harvard.

Ao espaçar as revisões, lidamos com a curva do esquecimento, reforçando os pontos relevantes do material. Adicionalmente, os cartões contribuem para a associação entre palavras e significados, que é a forma prioritária com que a memória de longo prazo armazena dados.

Realizar testes rápidos sobre o conteúdo

O artigo “How Memory Works” também incentiva a realização de testes rápidos para certificar o aprendizado e reforçar as memórias. Em uma tarefa desse tipo, contar com flashcards faz toda a diferença como um treinamento rápido para mensurar a compreensão das palavras.

Incentivar o raciocínio durante a confecção

O processo de criação do flashcard é um ótimo estimulo ao raciocínio e a associação de ideias. Além de permitir uma revisão espaçada, você pode usar a produção como um exercício prático. É algo particularmente relevante no período posterior a assistir aulas ou palestras, em que temos uma alta probabilidade de esquecer parte do conteúdo.

Ser uma ferramenta acessível

Os flashcards podem ser criados com uma simples folha de papel. Basta fazer o recorte, usando os versões e anversos para inserir as palavras-chave e seus significados. Também encontramos diversos aplicativos de celular com essa função de criação e armazenamento dos cartões.

O que colocar em um flashcard?

O flashcard deve conter sempre uma palavra-chave na frente, mesmo que contida na pergunta, pois será o gatilho para o significado. Atrás, a resposta deve ser apresentada de forma sucinta.

Inglês:

Exemplo de flashcard para inglês. No anverso, há o termo "ungle"; no verso, a tradução "tio" para o Português.

História:

Exemplo de flashcard de história. No anverso, há a palavra "Revolução Francesa". No verso, há a data dela "1789".

Teoria Geral do Direito:

Exemplo de flashcard jurídico. Na frente, consta a expressão "norma cogente". No verso, existe a explicação suscinta " não pode ser afastada pela vontade das pessoas".

Direito Civil:

exemplo de flashcard jurídico. Na frente, há a expressão "responsabilidade subjetiva". No verso, estão os elementos dela: "culpa ou dolo", "conduta ilícita", "nexo causal" e "dano".

Usar o flashcard turna a memorização e traz resultados expressivos com espaçamento e testes constantes. Lembre-se, no entanto, que há diversas técnicas de estudo, como resumos e mapas mentais. Você pode adotar a solução que mais bem se adapta às suas necessidades.

Para uma abordagem ainda mais completa das técnicas de estudo, sugerimos a leitura do livro “Inteligência em Concursos: Manual de Instruções do Cérebro para Concurseiros“!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *