Advogado Nova Friburgo e Região

Dr. Henrique Rezende

Especialista em Direito do Consumidor, Previdenciário e Civil. Atendimento presencial em Nova Friburgo e online para toda região.

Falar com Advogado

Dr. Henrique Rezende - Advogado em Nova Friburgo

Segurança em Nova Friburgo: panorama do município

A segurança em Nova Friburgo (RJ) historicamente é um indicador positivo do município. Contudo, nos últimos anos, a cidade tem perdido posições em relação a outras localidades.

Entre as 100 cidades mais seguras do Brasil, ocupando a 92ª colocação do ranking Connected Smart Cities (CSC) de 2024, podemos dizer que a cidade ainda apesenta ótimos resultados. Contudo, o indicador de homicídios por 100 mil habitantes cresceu entre 2022 e 2024.

Confira os resultados da cidade e conheça um pouco mais sobre a segurança pública em Nova Friburgo!

Sumário
  1. Nova Friburgo é uma cidade segura?
  2. Como estão os indicadores de segurança em Nova Friburgo?
    1. Homicídios em Nova Friburgo 
    2. Mortes no trânsito
    3. Policiais por habitantes
    4. Despesa com segurança
    5. Monitoramento de áreas de risco e centro de operações
  3. Resumo
  4. Nova Friburgo é uma cidade segura?
  5. Qual é o índice de homicídio de Nova Friburgo?

Nova Friburgo é uma cidade segura?

A cidade de Nova Friburgo é uma localidade segura. Há poucos casos de homicídios, mortes no trânsito e crimes contra o patrimônio. Por isso, é uma boa opção para quem procura casas para alugar ou morar.

Imagem com a 92ª segunda posição de Nova Friburgo, entre as 100 cidades mais seguras do Brasil.
O texto da imagem diz: 92ª. Segurança em Nova Friburgo entre as 100 melhores cidades do Brasil.

Como estão os indicadores de segurança em Nova Friburgo?

Os indicadores de segurança em Nova Friburgo precisam ser ponderados pelo baixo número de habitantes. Essa cidade da Região Serrana conta com uma população de 189.937 pessoas. Com isso, qualquer ocorrência tem um grande impacto nos números.

Homicídios em Nova Friburgo 

Em 2023, segundo o Connected Smart Cities e dataSus, a cidade conviveu com 31,5 homicídios por 100 mil habitantes. No ranking mais recente, em 2024, o número subiu para 58,4.

Embora esteja entre as cidades mais seguras, o indicador está acima dos indicadores ideais: 10 mortes por 100 mil habitantes.

Mortes no trânsito

O volume de mortes no trânsito em Nova Friburgo está em 11,6 por 100 mil habitantes, considerando o ranking de 2024. Esse indicador tem oscilado no ranking, indo de 9,4 em 2022 para 12,1 em 2023.

Policiais por habitantes

Em relação ao número de policiais, o município tem um efetivo de 83,2 por 100 mil habitantes. Esse número compreende policiais, agentes de trânsito, guardas municipais e outros profissionais da segurança pública.

É um número em crescimento. A quantidade de profissionais estava em 71 policiais por 100 mil habitantes, há pouco mais de 3 anos.

Despesa com segurança

A despesa por pessoa na área de segurança pública é de R$0,58 por habitantes. Tal desempenho impulsiona o município entre as cidades mais seguras.

Em comparação, a cidade do Rio de Janeiro investe R$95,5 per capta em segurança pública.

Monitoramento de áreas de risco e centro de operações

O ranking CSC também pontua a presença dos centros de operações e monitoramento de áreas de risco na cidade de Nova Friburgo.

Uma ponderação é que o município conta com uma população pequena. Com isso, mesmo um baixo número de ocorrências impulsiona os dados proporcionais, calculados por 100 mil habitantes.

A posição de 92ª deixa a segurança em Nova Friburgo à frente de outras cidades médias do estado, como Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Duque de Caxias.

Gostou do conteúdo? Compartilhe os resultados nas redes sociais e ajude a divulgar os indicadores para os friburguenses!

Resumo

Nova Friburgo é uma cidade segura?

A cidade de Nova Friburgo é a 92ª colocada no ranking Connected Smart Cities de 2024. Isso coloca o município entre os 100 mais seguros do Brasil.

Qual é o índice de homicídio de Nova Friburgo?

Nova Friburgo registrou 58,4 homicídios por 100 mil habitantes em 2024. Os números são satisfatórios em comparação com outras cidades médias brasileiras, mas ainda distantes do ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *